Alunos da rede estadual de Alto Araguaia são classificados para intercâmbio em Londres por meio do Governo de MT

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Alto Araguaia terá dois representantes em Londres, na Inglaterra, através do Programa de Intercâmbio MT no Mundo, idealizado pelo Governo de Mato Grosso. Os alunos do ensino médio Gabriel Carvalho (3º ano) e Gabrielly Nogueira (2º ano) das Escolas Carlos Hugueney e Arlinda Pessoa Morbeck, foram selecionados pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). O programa objetiva incentivar o aprimoramento da formação acadêmica profissional, o domínio da língua estrangeira, imersão cultural e experiência de estudos.

“O governador Mauro Mendes tem investido na educação como nunca. É uma importante iniciativa que eleva o ensino no Estado e incentiva o estudo. O município ganha com o programa e com os grandes investimentos do governo em ambas unidades de ensino que passam por reforma e construção. Parabéns aos alunos, aos pais, e aos profissionais da educação pela conquista”, disse o prefeito Gustavo Melo.

Há dois anos morando em Alto Araguaia, Gabriel Carvalho, 18 anos, relata que tem estudado e recebido incentivo dos professores em seu sonho em aprender um novo idioma. O estudante conta que a família vibrou com a notícia. “Estava na igreja e deixei o celular em casa. Quando cheguei vi a mensagem que fui selecionado e pulei de alegria. Passei minhas férias estudando para isso. Vim do Maranhão para o Mato Grosso e já consegui muitas coisas. Estou imaginando tudo o que irei vivenciar”, conta.

A mãe da aluna Gabrielly, Fátima Machado, relata que soube do edital do Governo do Estado e incentivou a filha. “Era uma oportunidade única que irá ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Dei pulos de alegria e ela está toda empolgada, super feliz. Será uma experiência inesquecível e terá uma bagagem de novos conhecimentos”, comemora.

O PROGRAMA - Ao todo, participam 87 escolas da rede estadual em 52 municípios de todas as regiões do Estado. A lista dos 100 classificados entre todos os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, foi divulgada pela Seduc-MT na tarde desta terça-feira (07). A seleção levou em consideração o desempenho em inglês e avaliação geral formativa do ano passado.

Conforme o programa, o Governo de Mato Grosso irá custear as despesas com o deslocamento para a emissão e retirada dos passaportes, certificado internacional de vacinação, eventuais reuniões e orientações agendadas pela Seduc-MT, bem como embarques e desembarques. O intercâmbio terá duração de três semanas.

Os classificados devem ficar atentos aos prazos para entrega dos documentos nas unidades escolares, que será de 15 a 21 de março. O mesmo deverá enviar digitalizada para a Diretoria Regional de Educação (DREs) no prazo de 22 a 28 de março. Já a emissão de passaporte e a data de embarque será definida mediante processo licitatório das empresas contratadas para o intercâmbio.

Consulte a lista dos classificados no link.